Informações Gerais

  • Diretor do Evento: Susana Reis Mora
  • Diretor estagiário: Paula  Sousa 
  • Diretor Técnico: Rui Mora
  • Supervisor FPO: Tiago Lopes
  • Mapa – Quiaios 
  • Cartografia – Alexandre Reis
  • Traçador Percursos – Rui Mora
  • Impressão Mapas – Carlos Lisboa – RGB


Escalões de Formação e Competição

  • Escalões de Formação destinam-se para atletas até aos 12 anos. Os escalões de competição destinam-se a atletas federados com experiência na modalidade;
  • Consulte na página das inscrições a lista dos escalões de formação e competição;
  • Consulte na página da informação técnica a distância definida para cada um dos escalões.


Percursos Abertos

  • Os percursos abertos destinam-se a qualquer cidadão interessado em experimentar a modalidade, a praticantes sem inscrição válida na FPO ou a quem opte por participar a pares ou em grupo;
  • Consulte na página das inscrições quais os escalões abertos que existem e o respetivo grau de exigência técnica e física;
  • Consulte na página da informação técnica a distância definida para cada um dos escalões abertos.


Classificações

O resultado final da competição rege-se pelo Regulamento de Competições da FPO (época 2024). Perante qualquer caso omisso no regulamento da FPO será aplicado o regulamento da IOF

Campeonato Nacional Absoluto: regulamento

Prémios

  • T10, e H/D12 só serão atribuídas lembranças a todos os participantes desde que inscritos.
  • H/D 14: prémios para os 3 primeiros
  • Escalões abertos: prémios para os 3 primeiros de cada escalão
  • No Campeonato Nacional Absoluto a FPO atribui:
    a. Miniatura do troféu FPO aos praticantes femininos e masculinos vencedores da Final A;
    b. Medalhas de prata aos praticantes femininos e masculinos classificados em 2.º lugar na final A;
    c. Medalhas de bronze aos praticantes femininos e masculinos classificados no 3.º lugar na final A;
    d. Diplomas condignos ao 4.º e 5.º lugares na final A;
    e. Miniatura do troféu FPO aos clubes vencedores da classificação Feminina e Masculina


Sistema de Controlo Sportident

  • Nesta prova será utilizado o sistema electrónico Sportident para controlo da execução dos percursos.
  • Cada atleta ou equipa leva, além do mapa, um SI Card (a organização aluga a quem não tiver).
  • O atleta ou grupo (em escalão aberto) comprova a sua passagem por cada ponto de controlo inserindo o SI Card no orifício da Estação SI de cada ponto de controlo (esperar até ouvir o bip e/ou o piscar do 2 led de confirmação).
  • Os pontos devem ser controlados pela ordem sequencial que foi definida no mapa, sob pena de desclassificação.
  • Na chegada os dados do SICard são lidos para verificar a correcta execução do percurso.
  • Em caso de falha comprovada do sistema Sportident, deverá ser picotado um dos quadrados de reserva do mapa (R1, R2 e R3).
  • Os chips alugados deverão ser devolvidos no final da prova no secretariado;
  • A perda ou não devolução do SI Card alugado implica a perda da caução de 30 € paga / entregue quando do aluguer do SI Card.
  • Caso o atleta altere o SIcard tem obrigatoriamente, antes da sua partida, que oficializar essa alteração no secretariado. Não serão autorizadas partidas de atletas com alterações de dados que não tenham a validação do secretariado.


Tempos de partida e tempo máximo de prova

  • Não haverá alterações na hora de partida no próprio dia em escalões de competição;
  • Os escalões de H/D 10, H/D 12 e os escalões abertos terão hora de partida atribuída, mas como referência apenas para não criar um grande aglomerado de atletas no mesmo minuto. Deverão iniciar a sua prova utilizando a Base “Start” que estará na Zona de Partidas como habitual.
  • Tempo limite para cada percurso: 02h00 (duas horas).


Arena

Incluirá a zona das Partidas, Chegadas, Secretariado, Bar, Baby Sitting, Primeiros Socorros.

Bar 

Iremos  ter um serviço de bar simplificado

  • Sábado: Sopa e bifanas
  • Domingo: Sopa e massa com carne

Partidas

Podem consultar as partidas aqui


Chegadas

Na arena.


Secretariado

A funcionar na arena de competição nos 2 (dois) dias. As chaves das viaturas podem ser guardadas no Secretariado.

Baby Sitting

Haverá serviço de babysitting na arena nos dois dias do evento.

  • Apenas terão acesso a este espaço, as crianças inscritas no OriOasis;
  • Cada criança receberá uma pulseira que deverá ser preenchida pelo responsável do menor;
  • As pulseiras vão ter a hora de partida do responsável, o qual pode deixar a criança no Babysitting 30 minutos antes da partida, devendo ir buscar a criança no máximo 30 minutos após a hora de chegada.

Primeiros Socorros

Em cada etapa estará montado um sistema de apoio e prestação de primeiros socorros. Mediante a verificação de cuidados acrescidos, será feita a evacuação e transporte para unidade de saúde identificada para o efeito.

Estacionamento

Será ao longo da estrada florestal 1

Localização: aqui

Centro do Evento 

Arena do Evento

Localização: aqui

Solo Duro e Banhos

Possibilidade para banhos e pernoita em regime de saco cama e colchão.

  • O Solo Duro será no Pavilhão da AEZUFF ( agrupamento de escolas zona urbana da figueira da foz);
  • É obrigatório o uso de calçado adequado no recinto;
  • Não é permitida a montagem de tendas ou similares dentro do pavilhão;
  • É proibido confecionar comida no interior do pavilhão;
  • É proibido lavar louças ou utensílios usados em refeições nas instalações do pavilhão;
    – IMPORTANTE: qualquer destas infrações implica expulsão do espaço.

Horário: sábado das 10h00 às 15h00 Domingo

Morada
Av. Dr. Manuel Gaspar de Lemos, n.º 29
3080-184 Figueira da Foz

Coordenadas: Google maps

 

Recolha de Mapas (fair-play)

  • Não haverá recolha de mapas no final dos percursos. Por esse facto, apela-se ao fair-play de todos os participantes.